Frei Ricardo do Pilar natural de Colônia, irmão
leigo do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro, é um dos nossos primeiros
pintores coloniais, já possui uma certa bibliografia. Desde Manuel de Araujo
Porto Alegre (1841) ate Francisco Marques dos Santos (em 1938), o piedoso
artista alemão encontrou muitos admiradores e alguns críticos. Infelizmente,
porem, não houve até hoje quem se lembrasse de investigar suas obras, sendo
que apenas se ocuparam em preconizar a tela de Nosso Senhor dos Martírios, no altar
da bela sacristia do mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro.
Da mesma forma, durante dois longos seculos, não se
fez qualquer tentativa no sentido de elucidar um pouco mais os raros elementos
da humilde biografia do nosso Fra Angelico brasileiro. Assim, temos de nos
limitar ainda as parcas linhas que nos deixou o cronista do mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro, transcritas, em 1773, para o novo Dietário, a p. 242,
pelo monge carioca Frei Paulo da Conceição Ferreira de Andrade:
Santo Anselmo
Capela-mor do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro
Além destas linhas, que não registram a data do
nascimento nem o nome da família do biografado, o arquivo do mosteiro de São
Bento do Rio de Janeiro ainda possui o precioso e inédito Catálogo dos Abades,
que por diversas vezes se refere aos trabalhos de Frei Ricardo do Pilar. No
mesmo arquivo ainda se conserva a sua carta de profissão monástica, documento
de grande valor. De tôdas estas fontes, além da expressa afirmação do
arquivista na apostila da carta de profissão, se depreende com absoluta certeza
que Frei Ricardo do Pilar foi artista formado e pintor de profissão.
Sendo filho da antiga e histórica cidade de
Colônia, a Roma alemã, parece certo que haja realizado a sua formação na
própria cidade natal, que então possuia a sua já secular escola de pintura. Por
muito tempo, inspirara-se essa escola na grandiosa herança artística de
Bizáncio e dela vivera, até que, graças à influência dos grandes místicos
alemães, começou a revelar característicos próprios. Em todos os painéis, o
nosso pintor de Colônia deixou vestígios inconfundíveis de sua origem. Em
Aparição de Nossa Senhora a São Bernardo, e no admirável Senhor dos Martírios,
Frei Ricardo do Pilar reproduz com extraordinária fidelidade de ótimo
discípulo, os traços comovedores do célebre Véu de Santa Verónica, uma das
melhores obras da antiga Escola de Colônia, por muito tempo atribuída ao mestre
Wilhelm de Colônia e ainda hoie existente na Pinacotéca de Munich.
Bom Jesus dos martírios
Museu do Mosteiro de São Bento da Bahia
A última e melhor obra de Frei Ricardo do Pilar,
entre as que ainda existem, foi o grandioso e bem sentido painel de Nosso
Senhor dos Martírios, na sacristia do mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro.
Desta obra realizou ele, a seguir, nova reprodução de meio corpo, para o
mosteiro de São Bento da Bahia.
A assinatura de Frei Ricardo do Pilar que abaixo reproduzimos, acha-se na sua carta de profissão, de 24 de maio de 1695.
Nenhum trabalho de Frei Ricardo do Pilar mostra o
nome ou qualquer sinal de identificação do seu ilustre autor. Nada mais
natural; pois na sua conhecida humildade seguiu esse pintor o costume e o
espírito dos artistas da idade média. Cuidou de salientar apenas a sua obra, e
não a sua pessoa; não buscava a glória do seu nome, e sim achava satisfação em
representar a glória de Deus e dos Santos.
Carta de Profissão de Frei Ricardo do Pilar
Extraído do Livro Frei Ricardo do Pilar
Dom Clemente da Silva Nigra,OSB
amei
ResponderExcluir