Miserere Mei, Deus

sábado, 18 de março de 2017

Mosteiro de Nossa Senhora do Montserrat de Salvador-BA


 O primitivo santuário de Nossa Senhora do Monte Serrat foi fundado pelos Senhores da Torre de Garcia d’Ávila por volta do ano de 1580, em data não precisa. Em 1598, a igreja foi doada aos monges beneditinos, pelo então Governador-geral, Francisco de Souza, sendo por eles reformada pouco mais tarde. Ao lado da ermida, construiu-se um pequeno mosteirinho entre os anos de 1650 e 1679. 


A igreja e o Mosteiro do Monte Serrat constituem um conjunto de notável mérito histórico e artístico da segunda metade do século XVII. O templo conta com um precioso conjunto de azulejos também do século XVII e o altar-mor é um belo exemplar de talha dourada do século XVIII, trazido do Mosteiro de São Bento.


O edifício do Mosteiro é modesto, porém, está situado em área de magnífica e singular paisagem. Sendo assim, é, não apenas um local propício para a oração, mas, também, para a contemplação da beleza natural do seu entorno. Da mesma forma como a Igreja da Graça, além da celebração de missas e atendimento espiritual, a igreja de Nossa Senhora do Monte Serrat é muito procurada para a realização de casamentos, formaturas e celebrações especiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário